domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Volkswagen conquista Prêmio REI 2016 na categoria “Powertrain”, com motor 1.0 TSI do up!

A Volkswagen do Brasil recebeu, nesta quarta-feira (15/6), o Prêmio REI 2016, promovido pela revista Automotive Business, na categoria “Powertrain”, com o motor 1.0 TSI. A categoria “Powertrain” abrange motores, sistemas e componentes de powertrain para veículos leves e pesados, desenvolvidos por montadoras ou seus fornecedores.

O motor 1.0 TSI da Volkswagen foi eleito por oferecer a alta tecnologia TSI para o segmento de carros compactos, que alia performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

A Volkswagen também foi finalista na categoria “Veículo Leve”, com o modelo up! TSI, em que foram avaliados a excelência e o conteúdo inovador de automóveis comercializados no Brasil, produzidos no País ou no exterior, no campo do projeto de engenharia, design, eficiência energética e redução de emissões, desempenho, tecnologia, interatividade e conectividade, conforto e segurança.

Os 65 finalistas do Prêmio REI 2016, cinco em cada categoria, foram selecionados por 22 jurados convidados por Automotive Business, que analisaram mais de 200 iniciativas na indústria automobilística no período entre 1º de fevereiro de 2015 e 1º de fevereiro de 2016.

Motores premiados – Produzidos em São Carlos (SP), os motores da família EA211 (1.0l MPI e 1.0l TSI de 3 cilindros) são Total Flex e já receberam vários prêmios por sua excelência na combinação de alto desempenho com baixo consumo de combustível.

Os motores foram eleitos “Motor do Ano” 2014 (1.0l MPI) e 2016 (1.0l TSI), por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, foi organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

Ambos os motores garantiram para o up! a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, com excelentes marcas de consumo de combustível, comprovando sua eficiência energética.

O motor 1.0l MPI Total Flex tem potência máxima de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

O motor TSI tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

No up! TSI as relações de transmissão são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas a relação do diferencial foi alongada em 26%, sendo agora de 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações incrivelmente baixas quando o up! TSI trafega em estradas, por exemplo.

Em 5ª marcha, a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 rpm. O baixo regime de giro colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior conforto a bordo do up! TSI.

up! TSI é o mais premiado de 2015 – O Volkswagen up! TSI foi o modelo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido o melhor da categoria em todas as provas de desempenho no ranking Folha-Mauá, o modelo também ganhou os títulos de “Carro Abiauto 2015” e “Melhor Compacto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

O up! TSI também foi considerado a “Compra do Ano 2016” entre os hatches compactos pela revista Motorshow.

O modelo conquistou ainda o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.

O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro.

O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.

A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver.

O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O up! TSI ainda foi eleito o “Melhor Carro Compacto” no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine.

O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.

No início de novembro, o novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo.

O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn