sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mitsubishi lidera coalizão internacional para impulsionar o desenvolvimento do e-NG

e-NG é um gás sintético obtido a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono (CO₂), com a vantagem de poder ser transportado e armazenado utilizando as infraestruturas já existentes.

Na manhã desta terça-feira, 19, a Mitsubishi anunciou a formação de uma coalizão internacional composta por sete empresas, incluindo a TotalEnergies e a Engie, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e produção do gás natural elétrico (e-NG), também conhecido como e-metano.

O e-NG é um gás sintético obtido a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono (CO₂), com a vantagem de poder ser transportado e armazenado utilizando as infraestruturas já existentes, afirmou a Mitsubishi em comunicado oficial.

A Mitsubishi e seus parceiros têm como meta acelerar o desenvolvimento do e-NG de forma confiável, acessível e sustentável, conforme declarou a empresa japonesa.

A Mitsubishi destacou que “os membros fundadores da coalizão acreditam que o e-NG pode oferecer uma contribuição significativa para a transição energética, impulsionando o avanço do hidrogênio renovável”.

Conforme comunicado, a coalizão global tem como objetivo principal conscientizar sobre o e-NG, promover sua negociação global e utilização, incentivar o apoio político e a harmonização de regulamentações e normas aplicáveis, além de fortalecer a colaboração entre diferentes regiões geográficas e partes interessadas ao longo da cadeia de valor do e-NG.

O que é e-NG? O Gás Natural Elétrico (e-NG) é uma alternativa sustentável ao gás natural fóssil. É criado através da combinação de hidrogênio verde proveniente de energia renovável com CO₂ reciclado de emissões industriais, CO₂ de captura direta de ar e CO₂ biogênico, para criar “metano sintético” ou “gás verde”. É fácil de transportar e armazenar, o que o torna uma fonte de energia limpa, viável e escalonável.

O e-NG é quimicamente idêntico ao gás natural e combina facilmente com a mistura de combustível existente. Isto torna-a uma solução muito simples e econômica para intensificar a transição ecológica.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn