sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Desafios e avanços na cibersegurança automotiva: a transformação digital e a necessidade de proteção

A evolução da indústria automotiva traz consigo desafios significativos em termos de cibersegurança.

A revolução digital na indústria automotiva, marcada pela introdução de veículos conectados à Internet, trouxe consigo não apenas avanços tecnológicos, mas também aumentou a atenção de cibercriminosos. Especialistas da Claroty, empresa de proteção de sistemas ciberfísicos, alertam para as vulnerabilidades crescentes na cibersegurança do setor, destacando a necessidade urgente de medidas preventivas.

Com a expansão dos carros conectados, os riscos de ataques cibernéticos cresceram exponencialmente. Veículos equipados com tecnologias avançadas, como 5G e inteligência artificial, são agora alvos potenciais para invasões digitais. Italo Calvano, Vice-Presidente da Claroty para a América Latina, destaca a importância dos serviços de cibersegurança para proteger esses veículos contra ameaças digitais.

Entre os desafios enfrentados pela indústria, destaca-se a necessidade de evolução rápida nos níveis de segurança e privacidade dos veículos conectados, visando evitar ataques cibernéticos. Para combater essa crescente ameaça, espera-se uma mudança na estratégia dos fabricantes, incluindo novos investimentos, fusões e aquisições, e colaborações com fornecedores e empresas de segurança cibernética.

Segundo um relatório da Transparency Market Research Inc, o mercado global de segurança cibernética automotiva atingiu US$ 2,7 bilhões em 2022, prevendo-se um avanço de 16,6% nos próximos sete anos, chegando a US$ 10,5 bilhões em 2031.

Italo enfatiza que os carros modernos são verdadeiras redes de computadores sobre rodas, e a cibersegurança torna-se crucial. Ele destaca a necessidade de estar um passo à frente dos cibercriminosos, especialmente diante das novas tecnologias emergentes e do avanço da Inteligência Artificial.

A Claroty ressalta a importância da padronização e colaboração em todo o setor automotivo para a adoção eficaz de soluções de cibersegurança. A empresa enfatiza que regulamentações e investimentos devem estabelecer padrões mínimos, impulsionando mudanças significativas para solidificar a cibersegurança na crescente área de veículos modernos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn