sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

ZF América do Sul avança na Indústria 4.0 com plataforma de dados e integração

Transformação digital impulsiona eficiência e inovação nas operações da empresa em Sorocaba, SP.

A ZF América do Sul está revolucionando suas operações por meio de uma avançada plataforma de dados e integração, impulsionada pelo foco global da ZF em digitalização. Com a adoção da tecnologia em nuvem, a empresa está promovendo um avanço considerável em sua jornada rumo à Indústria 4.0, consolidando sua posição como líder em inovação e eficiência na produção de componentes automotivos.

A Digital Manufacturing Platform (DMP), desenvolvida pela ZF, é o centro dessa transformação, baseada em Internet Industrial das Coisas (IIoT). A unidade de Sorocaba, SP, foi uma das pioneiras na implementação da DMP, que agora está sendo expandida para mais de 150 localidades da ZF ao redor do mundo.

Desde 2022, a DMP tem sido fundamental para a ZF América do Sul, permitindo o monitoramento em tempo real de processos de produção, operações e infraestrutura. Alexandre Brito, Diretor de Operações da ZF América do Sul, destaca o sucesso da plataforma, que não apenas monitora operações, mas também fortalece a eficiência da infraestrutura, tornando a planta brasileira um exemplo global de excelência.

Com mais de mil ativos conectados em Sorocaba, a plataforma coleta cerca de 58 mil sinais por minuto, oferecendo uma visão abrangente e detalhada das operações. O monitoramento em tempo real permite respostas rápidas e proativas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo desperdícios.

Um dos destaques do projeto é o monitoramento inteligente do consumo de água, que resultou em uma economia significativa de recursos hídricos e redução de desperdício. Com soluções conectadas em nuvem, a ZF conseguiu identificar anomalias e agir rapidamente para resolver problemas, evitando interrupções na produção.

Além disso, a plataforma proporciona uma gestão eficiente de energia, detectando falhas e prevenindo potenciais problemas antes que ocorram. A personalização, inovação e integração com a nuvem são os grandes diferenciais da ZF, que visa alcançar níveis cada vez maiores de integração de dados e pessoas, impulsionando a eficiência e a inovação em toda a empresa.

Com a implementação da DMP, a ZF está redefinindo os padrões de excelência na indústria 4.0, promovendo uma cultura de inovação e eficiência que fortalece sua posição como líder global em tecnologia automotiva.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn