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Bajaj planeja lançamento da primeira moto a GNV do mundo

Esta moto será a primeira de produção em massa no mundo a ser impulsionada por GNV, representando um avanço significativo na busca por alternativas de combustíveis mais limpas.

A Bajaj, renomada fabricante de motocicletas, surpreende o mercado ao anunciar que sua primeira moto movida a gás natural veicular (GNV) será lançada já no segundo trimestre deste ano, antecipando a previsão inicial. Este marco representa a entrada da marca no segmento de veículos a combustíveis alternativos, em resposta às demandas crescentes por soluções mais sustentáveis.

A Bajaj, uma das principais fabricantes de motocicletas do mundo, está prestes a lançar sua primeira moto movida a gás natural veicular (GNV), revolucionando o mercado de duas rodas com uma opção de transporte mais sustentável.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral global da empresa, Rajiv Bajaj, em uma entrevista a um canal de notícias indiano. A expectativa inicial era de que o lançamento ocorresse no segundo semestre, porém, a empresa surpreende ao antecipá-lo para o segundo trimestre deste ano.

Esta moto será a primeira de produção em massa no mundo a ser impulsionada por GNV, representando um avanço significativo na busca por alternativas de combustíveis mais limpas.

Segundo Rajiv Bajaj, um dos principais motivadores para o desenvolvimento deste modelo são as regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas em diversos mercados.

Testes preliminares indicam que a moto a GNV emite consideravelmente menos poluentes em comparação com as motos a gasolina, com reduções de 50% nas emissões de dióxido de carbono, 75% de monóxido de carbono e 90% de hidrocarbonetos não metânicos.

Além disso, a empresa prevê uma significativa redução nos custos de manutenção e reabastecimento, entre 50% e 65%, em comparação com as motos a gasolina convencionais.

A Bajaj planeja criar uma linha completa de motos de baixa cilindrada movidas a GNV, incluindo opções de 100 cc, 125 cc, 150 cc e até 160 cc.

Embora os detalhes sobre a arquitetura e o tipo de moto ainda não tenham sido divulgados, especula-se que a empresa tenha desenvolvido um cilindro de alta pressão mais compacto para acomodar o gás, permitindo sua instalação em substituição ao tanque de combustível convencional ou próximo ao motor.

Quanto ao nome do modelo, a Bajaj registrou diversas patentes na Índia, sugerindo possíveis opções como “Glider”, “Marathon”, “Trekker” e “Freedom”.

Justamente pelas dificuldades e pelo alto investimento, a motivação da empresa é dupla, de acordo com o diretor geral da Bajaj Auto. Para o executivo, uma moto a gás beneficia tanto o meio ambiente como o consumidor.

Segundo testes da empresa, o uso do GNV em comparação com uma motocicleta a gasolina reduziu o CO2 (dióxido de carbono) em quase 50%. Já a emissão de CO (monóxido de carbono caiu cerca de 75% e os hidrocarbonetos não-metano caíram cerca de 90%. Embora não zere, a moto a gás, ao menos, reduz e muito as emissões de gases do efeito estufa.

Mas, além disso, o gás reduz e muito o gasto dos motociclistas com combustível, garante o chefão da Bajaj. De acordo com o diretor geral da Bajaj Auto, a moto a gás pode reduzir para metade o gasto do combustível. “O que acredito ter um impacto fantástico nas carteiras desses consumidores”, afirmou Rajiv Bajaj ao canal CNBC-TV18.

Este lançamento representa mais um passo da Bajaj em direção à adoção de combustíveis alternativos, após ter anunciado planos de ampliar sua linha de modelos flex, que podem utilizar gasolina e etanol.

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