sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Nissan e Mitsubishi Corporation anunciam parceria para desenvolver soluções de mobilidade e energia no Japão

As gigantes automotivas Nissan Motor Co., Ltd. (Nissan) e Mitsubishi Corporation (MC) firmaram um memorando de entendimento, delineando uma nova iniciativa conjunta voltada para serviços relacionados à energia e mobilidade de próxima geração. O objetivo é utilizar veículos elétricos para abordar questões sociais regionais e fomentar comunidades dinâmicas no futuro.

O Japão enfrenta desafios complexos, como a escassez de motoristas devido ao declínio populacional e a dificuldade em manter serviços de transporte público diante da redução de usuários. Tanto a Nissan quanto a MC têm se empenhado em várias iniciativas para enfrentar esses desafios.

A Nissan tem implementado serviços de mobilidade na cidade de Namie, na Prefeitura de Fukushima, e testes de direção autônoma no distrito financeiro de Minato Mirai, em Yokohama, visando ampliar o acesso ao transporte. Além disso, a empresa está desenvolvendo sistemas de gestão de energia, utilizando funções de recarga/descarga e armazenamento de baterias de veículos elétricos em conjunto com energias renováveis.

Por sua vez, a MC colabora com parceiros e governos locais para enfrentar desafios industriais e sociais, concentrando-se em utilizar recursos energéticos regionais, alcançar a neutralidade de carbono e resolver problemas locais para promover a atratividade das comunidades. No setor de mobilidade, a MC está expandindo medidas para enfrentar desafios de transporte, incluindo a implementação de transporte sob demanda com auxílio de IA em cidades como Shiojiri City, na Prefeitura de Nagano, e demonstrações de direção autônoma por meio de soluções digitais.

Previsões indicam que os problemas societais continuarão a desafiar o Japão, com mais pessoas enfrentando dificuldades de acesso ao transporte e redução nos serviços essenciais, além da necessidade de se preparar para desastres naturais.

Diante desse cenário, Nissan e MC reconhecem a necessidade de desenvolver novos modelos de serviços e tecnologias para resolver desafios regionais e revitalizar comunidades. Para alcançar esse objetivo, as duas empresas assinaram um memorando de entendimento para co-criar modelos de negócios sustentáveis, visando a comercialização conjunta de serviços relacionados à energia e mobilidade de próxima geração, começando pelo Japão.

Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan, enfatizou: “Queremos ajudar a solucionar problemas regionais e criar cidades centradas no futuro, fazendo uso da gestão de energia e serviços de mobilidade. A MC compartilha nossa motivação e, juntos, vamos estudar um modelo de negócios sustentável e robusto”.

Katsuya Nakanishi, presidente e CEO da Mitsubishi Corporation, complementou: “A MC quer trabalhar com a Nissan para explorar a criação de modelos de negócios sustentáveis, para tratar os desafios societais do Japão, dentro de sua abordagem integrada EX-DX definida em seu plano estratégico de médio prazo, o MC Shared Value 2024”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn