sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Carese, do Grupo Pentanova, assume armação de cabines da VWCO em Resende

Substituindo a Aethra Automotive Systems, a Carese absorverá suas atividades e colaboradores, ampliando sua atuação para além da pintura no Consórcio Modular.

A partir de 15 de abril, a Carese, empresa pertencente ao grupo Pentanova, iniciará a operação do módulo de armação de cabines da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). Substituindo a Aethra Automotive Systems, a Carese absorverá suas atividades e colaboradores, ampliando sua atuação para além da pintura no Consórcio Modular.

O Grupo Pentanova, fundado na Áustria em 2002, é especializado em automação industrial e desenvolvimento de plantas de pintura automotiva, além de soluções de montagem final e armação. Com operações globais, a empresa adquiriu a Eisenmann do Brasil em 2021, responsável pelo módulo de pintura na fábrica da VWCO em Resende desde 1996.

A armação de cabines ocupará uma área de aproximadamente 28 mil metros quadrados e conta atualmente com cerca de 340 funcionários. A Carese assume essa nova responsabilidade no processo produtivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, integrando-se ao Consórcio Modular, onde a montadora divide a responsabilidade pela montagem com seus fornecedores.

No Consórcio Modular, empresas parceiras como Maxion, Meritor, Suspensys e Powertrain fornecem e montam componentes essenciais, enquanto a Carese, a partir de 15 de abril, será responsável pela montagem das cabines, realizando solda e acabamento em chapa. Essas atividades se somam aos processos de preparação de superfície e pintura.

Com seus produtos exclusivos desse sistema, a Volkswagen Caminhões e Ônibus manteve a liderança no mercado de caminhões novos em 2023, com 27.018 licenciamentos de caminhões VW, correspondendo a cerca de 25% do volume total. Vice-líder em ônibus, a montadora comercializou 4.490 chassis Volksbus, todos fabricados em Resende.

A empresa mantém o foco na satisfação do cliente final, sendo responsável pela engenharia, qualidade, vendas e pós-vendas de seus produtos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn