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Sahara 300 vs XRE 300: a evolução da tradição trail da Honda

A chegada da Honda Sahara 300 marcou o fim de uma era com a aposentadoria da XRE 300, um ícone no cenário das motocicletas brasileiras. Com a missão de suceder a XRE, a Sahara 300 enfrentou o desafio de provar que sua evolução justificaria a despedida da líder de vendas no segmento trail de média cilindrada 300 cm³.

Para os entusiastas da XRE 300, a comparação entre os dois modelos era inevitável antes de se aventurar até a concessionária em busca da novidade.

Com a ajuda do consultor de vendas Cristiano Rodrigues, da Honda Blokton, destacamos as principais diferenças entre as duas gerações.

Resgate do Nome Sahara e Mudanças Essenciais – Um dos primeiros pontos a serem observados é o retorno do nome Sahara, uma homenagem à NX Sahara 350, que fez história nos anos 90. Esse resgate evidencia a intenção da Honda de não apenas continuar a linha XRE, presente no mercado desde 2009, mas também de trazer uma nova identidade para sua linha trail.

Embora compartilhem semelhanças visuais, seguindo o design característico da Honda para o segmento, os modelos diferem em aspectos cruciais, como chassi, motor, eletrônica, câmbio e suspensão.

Segundo Cristiano, “O motor da Sahara 300 é mais potente e melhor equipado do que o da XRE 300. A novidade apresenta uma tomada USB-C no guidão para recarga de celular, embreagem assistida e deslizante, sistema ESS (alerta de frenagem de emergência) e indicador de troca de marcha no painel. Além disso, incorporou o painel digital da CB 300F, mais completo que o da XRE”.

A Sahara adotou um projeto mais atual, baseado nas motocicletas CRF 250F e CB 300F de 2015 e 2022, respectivamente, enquanto a XRE derivava da XR 250 Tornado de 2001. Isso se reflete diretamente na performance e na capacidade off-road das motos.

“A ciclística da Sahara é mais avançada, adaptando-se a diferentes ambientes, incluindo o off-road. O chassi mais leve proporciona uma melhor dirigibilidade”, destaca o consultor da Blokton.

Motor Mais “Esperto” e Câmbio de Seis Marchas – Embora os números da XRE sejam ligeiramente superiores, a Sahara é impulsionada por um motor moderno e resistente, derivado da CB Twister 300F, com uma leve atualização. Cristiano observa que “A Sahara oferece mais força em baixas rotações, com respostas rápidas a partir de 2.500 rpm, dando a sensação de que o motor é mais ágil. O câmbio de seis marchas proporciona uma condução mais suave e eficiente, além de reduzir o consumo e as vibrações”.

Visualmente, a Sahara apresenta uma estética semelhante à da Africa Twin, enquanto mantém algumas características da XRE. As três versões da Sahara – Standard, Rally e Adventure – oferecem opções para diferentes preferências e necessidades dos pilotos.

Em suma, a Honda Sahara 300 surge como uma digna sucessora da XRE 300, combinando elementos familiares com novidades significativas que aprimoram a experiência de pilotagem e consolidam sua posição como uma das principais motocicletas trail do mercado brasileiro.

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