sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Trabalho em conjunto gera resultados

Primeiro cliente da Volvo a receber o programa Volvo Equipe Dedicada, a Viação Santa Brígida, operador de transporte urbano da cidade de São Paulo, vem colhendo bons resultados com o trabalho.

As reuniões multidisciplinares desencadearam uma série de ações que resultaram em uma economia de 5% no consumo de combustível, de 2,6% nos custos de manutenção, e reduziu em 37% o número de colisões.

Participam dos encontros profissionais de vendas, pós-vendas e manutenção da Volvo, da concessionária AutoSueco São Paulo e da empresa.

“O trabalho de cooperação é excelente. As reuniões contribuem para análises e ações customizadas de acordo com a aplicação de cada chassi. Além disso, temos suporte direto e resolução rápida de problemas”, afirma Antônio Carlos Lourenço Marques, diretor de manutenção da Viação Santa Brígida.

Nas reuniões, realizadas a cada dois meses, são discutidas e analisadas medidas para aumentar a performance dos veículos e, consequentemente, a eficiência da operação. A partir dessa discussão, é elaborado um plano de ação e as tarefas são dividas de acordo com a responsabilidade de cada participante da equipe.

Algumas das medidas adotadas pela Viação Santa Brígida para aumentar a eficiência operacional e disponibilidade dos ônibus Volvo, foram o acompanhamento do veículo in loco para avaliação da severidade da aplicação, monitoramento do veículo em manutenção para estudar o comportamento dos componentes, e treinamentos técnicos tanto para os motoristas quanto para os mecânicos da empresa.

“A aproximação ‘cliente & fábrica’ e o acompanhamento do veículo in loco proporcionam tratamento à tecnologia de modo mais eficaz e agilidade nas soluções associadas ao desempenho do produto,  melhorando o nível técnico e a autonomia de nossa própria equipe de manutenção”,explica Fernando Cesar, gerente de manutenção da Viação Santa Brígida.

Uma das ferramentas utilizadas para analisar e acompanhar a performance dos veículos e da operação foi o a o Sistema de Gerenciamento de Frotas da Volvo.

Foram avaliados dados como frenagens bruscas, acelerações bruscas, quantidade de sobregiros e tempo em marcha lenta, comportamentos decisivos para a eficiência no consumo de combustível e menor desgaste das peças.

“O sistema, via telemática, possibilita a gestão técnico-operacional do chassi, para que o motorista extraia o melhor rendimento do veículo, trazendo benefícios exclusivos à confiabilidade e segurança do chassi”, explica Cesar.

A Viação Santa Brígida tem um setor dedicado a análise dos indicadores monitorados pelo Gerenciamento de Frotas. Os relatórios gerados pelo sistema são utilizados pelas áreas de gestão de Manutenção, Operação e Recuros Humanos da empresa.

Com os diagnósticos em mãos, são adotadas medidas como orientação para a equipes de campo, treinamentos operacionais, e indicadas atividades para a equipe de manutenção de acordo com a severidade monitorada.

Com essas medidas, foi possível reduzir os custos operacionais de manutenção e consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn