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Pesquisa aponta potencial de efetividade do air-bag no Brasil

O mais recente estudo do CESVI BRASIL identifica a efetividade potencial do air-bag, apontando a real contribuição desse sistema em atenuar fatalidades e lesões em colisões

O objetivo foi avaliar o potencial impacto que teria a adoção desse recurso, em larga escala, nos veículos do Brasil, partindo de informações disponíveis sobre a efetividade do air-bag.

Para isso, foi realizada a análise do impacto potencial em termos de redução de fatalidades e feridos, e do impacto econômico associado às vítimas evitadas.

Efetividade potencial do air-bag no Brasil – Foram consideradas as informações de uma pesquisa americana sobre a efetividade do sistema (NHTSA), as estatísticas nacionais (DENATRAN e outras entidades nacionais) sobre frotas de veículos, sobre os acidentes e acidentados, a frota de veículos segurados e as estimativas dos custos e do impacto econômico associados às vítimas fatais e não-fatais de acidentes de trânsito (estudos IPEA/DENATRAN/ANTP).

As análises foram feitas para os anos de 2001 a 2007, ou seja, para avaliar o impacto que poderia ter ocorrido, caso a decisão tivesse sido tomada no início deste século.

ANÁLISE POTENCIAL
2001 A 2007 MÉDIA POR ANO

Mortes de condutores de autos e camionetas que poderiam ter sido evitadas 3.426 489

Impacto econômico que decorreria dessas vidas salvas, em custos e perdas evitadas R$ 630 milhões R$ 90 milhões

Condutores de autos e camionetas com ferimentos leves que poderiam ter sido evitados (obs.: desde que utilizassem cintos de segurança) 71.047 10.150

Impacto econômico que decorreria desses ferimentos minimizados, em custos e perdas evitadas R$ 1, 58 bilhões R$ 225 milhões

Impacto econômico total, que decorreria das mortes e ferimentos evitados R$ 2,2 bilhões R$ 315 milhões
Obs.: Para a estimativa dos impactos econômicos considerou-se que a vítima morta evitada transformou-se em ferida, e a vítima ferida evitada transformou-se em ilesa, todas com custos associados, segundo pesquisa do IPEA.

Conclusões – No Brasil, considerando apenas os condutores de automóveis e camionetas, o potencial do air-bag poderia contribuir para, em média, manter a vida de aproximadamente 490 pessoas (1,4% dos 35 mil que morrem por ano) que hoje morrem no trânsito, ou evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas, proporcionando um impacto econômico positivo de cerca de 315 milhões de reais por ano.

Como não foram encontrados dados, ficaram de fora, dentre outras coisas, o potencial efeito positivo do air-bag em relação aos condutores de pick-ups e os passageiros dianteiros dos veículos que fossem equipados também com air-bags desses passageiros.

Considerando os índices médios de uso do cinto adotados nesta pesquisa (estimativa), de 82,7% nas rodovias e 75,2% nas cidades, em 2007, a cada aumento de 10% de adesão ao uso do cinto, temos potencial para salvar mais de 1.600 vidas, com um impacto econômico associado de 156,6 milhões de reais, por ano.

Portanto, esses são dois caminhos claros para evitar vítimas de trânsito e custos associados: realizar esforços para aumentar o uso do cinto e a fabricação de veículos com air-bags de última geração.

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