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Formandos da FEI mostraram novos projetos de utilitários

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica Automobilística apresentaram suas propostas durante a XXXVIII ExpoMecAut, que aconteceu no campus SBC.

Se as idéias de jovens engenheiros são uma vitrine para o futuro da indústria, 11 projetos desenvolvidos por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) prometem enriquecer as pesquisas do setor automotivo: os inventos vão desde um caminhão leve para mecanização da colheita de laranjas, inédito no País, até uma minivan movida a célula de hidrogênio e um veículo utilitário especial sobre ‘lagartas’, para uso em ambientes de baixa temperatura.

As maquetes dos projetos foram apresentadas durante a XXXVIII ExpoMecAut – Exposição dos Trabalhos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística, no ginásio do campus SBC.

Atento à liderança do Brasil na produção de laranjas, um grupo de estudantes projetou o Citrus, um caminhão leve que propõe a mecanização da colheita da fruta.

“Os formandos analisaram as necessidades deste mercado com agrônomos e produtores”, comenta o professor coordenador da ExpoMecAut, Edson Esteves. Inédito no País, o projeto pode otimizar o processo de colheita, reduzindo tempo e custos do processo.

As novas idéias dos futuros engenheiros também chegam aos ambientes de baixa temperatura (Antártida, por exemplo).

Primeiro utilitário especial para expedições estudado na FEI, o veículo Aurora tem cabine climatizada para três ocupantes, que possibilita a travessia de grandes trajetos, pesa 2,5 mil kg e atinge velocidade máxima de 80km/h.

O Aurora faria concorrência a veículos como o alemão Pisten Bully ou o trator D4H LGP Series II, da Caterpillar.

Confira outros destaques:

Minivan movida à célula de hidrogênio – A proposta do Hexxa é ser um utilitário com motor elétrico, tendo como fonte de energia a célula de hidrogênio – mais uma alternativa à escassez do petróleo e preocupação com o aquecimento global – existente apenas em projetos de ônibus no Brasil. Tem transmissão CVT (continuamente variável) e capacidade para seis pessoas.

Utilitário esportivo para uso em serviço pesado – Ao identificar a ausência de uma frota de veículos específica para serviços com médio e alto nível de severidade (mineradoras, por exemplo), os estudantes criaram o utilitário Panttro, um projeto que substituiria o uso de picapes, normalmente adaptadas para o tipo de serviço.

Para entender as necessidades deste mercado, o grupo consultou uma das maiores empresas do setor, a Companhia Vale do Rio Doce.

Microônibus para áreas de difícil acesso – O Terra-Bus (foto ao lado) pode ser a solução para muitos passageiros que desejam realizar passeios em locais de difícil acesso, principalmente em áreas rurais.

Tem motor diesel, transmissão manual de 5 marchas e 1 ré, tração 4×4, além de design robusto e moderno, inspirado em furgões e automóveis.

Primeiro esportivo retrô nacional – Além de atender à carência do mercado de esportivos nacionais, o projeto GTP surgiria com base no estilo ‘retrô’ – recriação de velhos sucessos -, em homenagem ao Puma, esportivo nacional de maior sucesso entre as décadas de 60 e 80.

O GTP acelera de 0 a 100 km em 5,8s, atinge velocidade máxima de 250km/h e autonomia de 9,2 km/l.

Esportivo para uso urbano e fora-de-estrada – Uma opção para substituir os atuais buggies nacionais, o Tibau é uma proposta de um jipe de pequeno porte, que alcançaria velocidade máxima de 140 km/h e consumo de 8km/l em trajetos urbanos.

Tibau – Além destes projetos, os estudantes apresentam o Omni, ônibus urbano com sistema diesel-gás; o True, veículo pequeno de três rodas para uso urbano, o Hércules, utilitário esportivo do tipo van para uso off-road, e o VT4, utilitário para uso no segmento rural.

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