sábado, 21 setembro , 2024
28 C
Recife

Resultados Comerciais Mundiais do 1º Semestre de 2016

O grupo Renault anuncia resultados comerciais recordes no 1º semestre de 2016. Nos seis primeiros meses, em um mercado automobilístico mundial em alta de 2,5%, os emplacamentos do grupo Renault estão em forte crescimento de 13,4%, para 1,57 milhão de veículos. A participação de mercado está em alta de 0,3 ponto para 3,5%.

“Nossas participações de mercado estão em alta em todas as regiões, principalmente com uma forte dinâmica na Europa e na região África – Oriente Médio – Índia. Alavancada pelo sucesso de uma gama de produtos renovada, a marca Renault registra crescimento de 16% no mundo, e a Renault Samsung Motors de 25,9% na Ásia. A Dacia continua a avançar, com um novo recorde de vendas neste semestre em nível mundial”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e Diretor Comercial do Grupo Renault.

- Publicidade -

Na Europa, o Grupo mantém um crescimento maior que o mercado, com 968.603 veículos emplacados no 1º semestre.

Os emplacamentos do Grupo estão em alta de 14%, enquanto que o mercado teve uma progressão de 9,6%. A participação de mercado do Grupo ficou em 10,6% na Europa.

Sozinha, a marca Renault registra um crescimento de 15,6% com os novos modelos Kadjar, Espace, Talisman e Novo Mégane. O Clio 4 é o 2º veículo mais vendido na Europa, e o Captur é o crossover número 1 de sua categoria.

- Publicidade -

No segmento de veículos elétricos, a participação de mercado da Renault chegou a 27%, e o ZOE registra um crescimento de 40% de seus emplacamentos.

Os emplacamentos da Dacia tiveram um avanço de 9% na Europa; assim, a marca apresenta um novo recorde neste primeiro semestre.

Na França, a participação de mercado do Grupo chegou a 27,4%, em progressão de 0,5 ponto. Os emplacamentos estão em alta de 11,2%, em um mercado que cresceu 9%. Nos seis primeiros meses do ano, o Grupo vendeu 361.670 veículos; 4 de seus modelos estão entre os 10 veículos de passeio mais vendidos, com o Clio 4 ocupando o topo das vendas.

- Publicidade -

Fora da Europa, as turbulências encontradas nos mercados russo, brasileiro e argelino continuam a pesar na atividade automobilística local.

O Grupo resiste bem nestes mercados e sua penetração avança nestes três países. Associada ao dinamismo do Grupo em mercados como a Índia, Turquia, Argentina e Irã, esta solidez permite aumentar a participação de mercado das marcas do Grupo Renault em cada uma das respectivas regiões.

Na África – Oriente Médio – Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 38,2%, para uma participação de mercado de 5,4%.
Na Índia, o sucesso do Kwid se confirma com 150.000 pedidos desde o lançamento. A participação de mercado aumentou 2,3 pontos, para 3,8%.
No Irã, o Grupo continua a trajetória iniciada no final de 2015, triplicando as entregas ao tirar proveito da reabertura progressiva do mercado. A participação de mercado atingiu 5,8%, em alta de 4,2 pontos.
No Magrebe, apesar de uma progressão de participações de mercado de 3,9 pontos, os emplacamentos recuaram 14,7%, em razão da queda do mercado argelino de 53,7%.
No contexto de uma nova regulamentação na Argélia para limitar as importações, o Grupo é líder no país, com uma participação de mercado recorde de 41,7%, em alta de 10 pontos. Anunciado em 23 de junho passado, o lançamento da produção do Dacia Sandero na fábrica de Orã é um novo trunfo para desenvolver os volumes.

Na Ásia Pacífico, as vendas tiveram um avanço de 12,8% em um mercado em alta de 3,8%, principalmente devido à boa performance da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul, que aumentou 25,9%. Lançado em março de 2016, o SM6 já registra 27.200 unidades vendidas.
Na China, este primeiro semestre marca o lançamento da produção do Kadjar.

Na região Eurásia, o Grupo aumenta seus emplacamentos em 4%, bem como sua participação de mercado em 1,6 ponto, chegando a 12,9%.
Na Turquia, enquanto o mercado está em alta de 1,4%, o Grupo tem uma performance superior, com um crescimento de 16,8% em seus emplacamentos, alavancado principalmente pelo Fluence, que registra um crescimento de 39%.

Esta performance compensa o enfraquecimento do mercado russo (-14%), no qual o Grupo resiste bem, apresentando uma penetração em progressão de 0,4 ponto, para 7,7%.

Nas Américas, a participação de mercado do Grupo avançou 0,3 ponto, para 6,2%. Em um mercado regional em queda de 8,2%, os emplacamentos do Grupo recuaram apenas 3,1%.

A marca Renault desfruta plenamente da reabertura do mercado na Argentina, com seus emplacamentos em forte avanço de 22,2%, em um mercado em alta de 5,7%.

No Brasil, o Grupo resiste bem em um mercado automobilístico fortemente enfraquecido (-25,1%), e sua participação de mercado avançou 0,3 ponto, para 7,3%.

O lançamento futuro da nova picape Renault ALASKAN, apresentada em 30 de junho passado na Colômbia, permite que o Grupo se posicione na região neste segmento.

PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA 2016 – No segundo semestre, o Grupo deve continuar a usufruir plenamente da renovação de sua gama de produtos na Europa – com o Talisman, Novo Mégane e o futuro lançamento do Novo Scénic – e, fora da Europa, da dinâmica do Kwid na Índia, do Kaptur recentemente lançado na Rússia, do Kadjar na China, e do SM6 na Coreia do Sul.

Neste contexto, o Grupo confirma seus objetivos anuais de:
– Manutenção do crescimento de seus volumes mundiais.
– Fortalecimento da marca Renault na Europa.
– Progressão de suas posições em cada uma das cinco regiões.

TOTAL DOS EMPLACAMENTOS DO GRUPO VP+VU PAR REGIÃO

Acumulado ao final de junho*
2016 2015 % variação
França 361.670 325.360 11,2%
Europa** (exceto França) 606.933 524.076 15,8%
Total França + Europa 968.603 849.436 14,0%
África Oriente Médio Índia 208.690 151.041 38,2%
Eurásia 165.511 159.189 4,0%
Américas 158.191 163.288 -3,1%
Ásia Pacífico 66.725 59.168 12,8%
Total exceto França + Europa 599.117 532.686 12,5%
Mundo 1.567.720 1.382.122 13,4%

*Acumulado dos emplacamentos ao final de junho** Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça.

TOTAL DOS EMPLACAMENTOS POR MARCA

Acumulado ao final de junho*
2016 2015 % variação
RENAULT
Veículos de Passeio (VP) 1.030.464 891.477 15,6%
Veículos Utilitários (VU) 193.250 163.601 18,1%
VP+VU 1.223.714 1.055.078 16,0%
DACIA
VP 275.732 269.529 2,3%
VU 21.357 20.246 5,5%
VP+VU 297.089 289.775 2,5%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP 46.917 37.269 25,9%
GRUPO RENAULT
VP 1.353.113 1.198.275 12,9%
VU 214.607 183.847 16,7%
VP+VU 1.567.720 1.382.122 13,4%

*Acumulado dos emplacamentos ao final de junho

15 PRINCIPAIS MERCADOS DO GRUPO AO FINAL DE JUNHO DE 2016

Volumes em 2016* Participação de Mercado VP+VU 2016 Variação versus
ano anterior
(em %) (em pt)
1 FRANÇA 361.670 27,4 0,5
2 ITÁLIA 110.681 9,7 0,5
3 ALEMANHA 97.671 5,2 0,3
4 ESPANHA 87.136 12,3 -0,7
5 TURQUIA 79.269 18,1 2,4
6 REINO UNIDO 71.967 4,4 0,4
7 BRASIL 69.874 7,3 0,3
8 ÍNDIA 61.895 3,8 2,3
9 RÚSSIA 52.041 7,7 0,4
10 BÉLGICA + LUXEMBURGO 51.466 13,5 -0,1
11 COREIA DO SUL 46.917 5,1 0,7
12 ARGENTINA 39.491 12,2 1,6
13 IRÃ 34.124 5,8 4,2
14 MARROCOS 31.034 37,0 -1,3
15 ARGÉLIA 29.132 41,7 10,0

*Dados registrados ao final de junho de 2016 (vendas), exceto Twizy.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão