quinta-feira, 19 setembro , 2024
28 C
Recife

Avaliação do e2008 GT, o SUV elétrico da Peugeot no Brasil

Em novembro fui até São Paulo conhecer de perto o e2008, inclusive no Mecânica Online você encontra um material muito completo desse lançamento. Agora, já no Recife, tive a oportunidade de passar alguns dias com o totalmente elétrico 2008 e conhecer na prática seus recursos e diferenciais quando o assunto é veículo elétrico.

Temos aqui o terceiro veículo totalmente elétrico da Peugeot em nosso mercado, oferecido em versão única de acabamento e propulsão unicamente elétrica.

- Publicidade -

Uma boa notícia é que o preço nesse mês de janeiro de 2023 continua igual ao apresentado no lançamento: R$ 260 mil reais.

Vamos iniciar logo falando em Mecânica Online. A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.

Você pisa e ele responde de imediato, precisando de apenas 9,9 segundos para fazer o 0 a 100 km/h.
O modelo traz ainda um novo seletor de condução onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.

- Publicidade -

Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao Novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP).

O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico.

Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56

- Publicidade -

O design do e2008 literalmente foi destaque em nossa avaliação. E com essa cor azul foi difícil não ser visto no trânsito. Essa cor perolizada é cobrada por fora, um adicional de cerca de R$ 2.800.

Cabe também mencionar a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS.

O magnetismo visto no exterior do NOVO e-2008 também está presente do lado de dentro. Para começar, o PEUGEOT i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, mas não somente isso: ele traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva.

Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual que encanta quem viaja a bordo do NOVO PEUGEOT e-2008, e ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.

A central multimídia é de 10″ com navegação GPS integrada. Não podemos deixar de falar do teto solar panorâmico.

Temos rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, boa altura em relação ao solo, modularidade dos bancos bi-partidos e porta-malas que oferece 434 litros de capacidade com dois níveis de organização.

E para você que está preocupado com a recarga do e2008, a Peugeot oferece como acessório a estação de recarga de 7,4 kW e 22 kW com uma tomada por 6.849,00, que garante carregar 80% da bateria em cerca de 6 horas (uma autonomia de 276 km no caso do e2008). Nesse valor não está incluída a instalação, apenas a estação.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x benefícios

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão
Em novembro fui até São Paulo conhecer de perto o e2008, inclusive no Mecânica Online você encontra um material muito completo desse lançamento. Agora, já no Recife, tive a oportunidade de passar alguns dias com o totalmente elétrico 2008 e conhecer na prática seus...Avaliação do e2008 GT, o SUV elétrico da Peugeot no Brasil