domingo, 22 setembro , 2024
28 C
Recife

Nova tecnologia possibilita a geração de energia elétrica no interior dos pneus

A Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia*1) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.

O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias.

- Publicidade -

Esse avanço foi alcançado graças a função de carga adicionada no coletor de energia, bem como a otimização das estruturas e materiais envolvidos na coleta de carga de fricção, o que melhora muito a produção gerada.

Dispositivo de geração de energia instalado dentro do pneu – Com essa última descoberta, o Grupo desenvolveu um sistema integrado que usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo.

O teste mais recente mostrou que um pneu rodando a uma velocidade de 50km/h, produz mais de 800μW de potência através desse sistema, o que é suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.

- Publicidade -

O Grupo Sumitomo Rubber está ativamente engajado em uma ampla pesquisa e desenvolvimento como parte do seu “SMART TYRE CONCEPT” (Conceito de Pneu Inteligente), um conceito visionário para o desenvolvimento de novas tecnologias para pneus e serviços periféricos, através do qual pretende responder melhor às necessidades de CASE (Conectado/Autônomo/Compartilhado/Elétrico), MaaS (Mobilildade como um Serviço) e outras inovações importantes que já estão transformando a indústria automotiva.

Uma das principais chaves do “Conceito de Pneu Inteligente” são os esforços contínuos do Grupo para fornecer serviços de soluções que efetivamente transformam pneus em sensores (ou seja, a Tecnologia Sensing Core, tecnologia própria do Grupo).

Porém, a vida limitada da bateria do sensor tem sido um dos maiores obstáculos para tornar a tecnologia de sensor dos pneus uma realidade.

- Publicidade -

Oferecendo uma solução efetiva para superar esse obstáculo, a Tecnologia de Geração de Força Interna dos Pneus representa um grande passo em direção ao alcance de aplicações práticas para a Tecnologia Sensing Core.

Esse projeto foi selecionado pela Agência de Tecnologia e Ciência do Japão (JST) para receber Suporte no Estágio II (Tipo de Desenvolvimento de Semente) sob o Programa A-STEP*2 em outubro de 2019, e assim o Grupo avança com essas pesquisas e desenvolvimento de atividades com o apoio do JST desde então.

O Grupo Sumitomo Rubber continuará trabalhando e se empenhando para contribuir no desenvolvimento de uma Sociedade de Mobilidade mais segura, proporcionando maior tranquilidade para todos, tudo baseado em seu slogan de “Pneus – Conectando-se com Veículos, Conectando-se com Pessoas, Conectando-se com a Sociedade”.

*1. Coleta de energia é uma tecnologia que captura, coleta e aproveita a energia do ambiente, é um termo para luz, vibração, calor e outras formas de energia que estão presentes em quantidades mínimas ao nosso redor. A energia do ambiente simplesmente é desperdiçada se não recolhida.

*2. A-STEP (Programa de Transferência de Tecnologia Adaptável e Contínua através de P&D orientada ao objetivo) é um programa que apoia a pesquisa e o desenvolvimento conjunto entre a academia e a indústria, e particularmente projetos que visam verificar as possibilidades e aplicações práticas de sementes tecnológicas (ou seja, os resultados de pesquisas básicas por universidades e etc.) em direção ao desenvolvimento dessas sementes em novas tecnologias essenciais.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão