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A Sasol Chevron embarca num desafio singular viajando da África do Sul a Qatar para testar o combustível GTL

O teste mais árduo já experimentado para tecnologia do combustível mais limpo e mais seguro ambientalmente, antes da inauguração da inovadora planta GTL Oryx em Qatar

Sasol Chevron, o empreendimento conjunto entre a Chevron Corporation, uma das mais importantes companhias de energia do mundo, e a companhia petroquímica do Sul da África, Sasol Limited, uma companhia global de energia inovadora e competitiva, lançaram hoje um desafio sem precedentes visando apresentar sua tecnologia do combustível a diesel mais limpo e mais seguro ambientalmente, o GTL (de gás a líquido).

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O Desafio Sasol Chevron GTL presenciará uma equipe de doze homens e mulheres embarcando numa jornada simbólica de Sasolburg na África do Sul para Qatar, simbolizando a inauguração da planta ORYX GTL em Qatar no dia 6 de junho.

John Gass, Presidente da Chevron Global Gas e Presidente do Conselho da Sasol Chevron disse: “Contando com tecnologia de ponta, a Sasol Chevron está entregando um combustível de alto desempenho, ultra-limpo de gás natural.

Através desta viagem desafiante, estaremos demonstrando as capacidades e o desempenho do combustível em algumas das condições de estradas mais difíceis do mundo — o mesmo combustível que pode ser usado em motores a diesel atuais. Estamos muito entusiasmados com o futuro do GTL”.

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A equipe foi desafiada pela Sasol Chevron para concluir a jornada de 11.000 km, através de seis países na África e em algumas das mais difíceis condições no planeta, em 46 dias, chegando a Doha, Qatar em 5 de junho para a abertura oficial das instalações de produção ORYX GTL de US$950 milhões.

Um dos cinco veículos da equipe, um Toyota Hilux Raider, apelidado de Renascença Africana — salientando a crescente influência do continente africano sobre a indústria de energia do mundo — estará sendo abastecido, do início ao fim, com o combustível diesel GTL (gás-a-líquido) da planta de Sasol em Sasolburg.

O combustível GTL queima um diesel significativamente mais limpo do que o diesel convencional e oferece um desempenho superior.

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George Couvaras, CEO da Sasol Chevron disse, “A Sasol Chevron sente-se orgulhosa com seu envolvimento na comercialização dos produtos GTL da planta de ORYX. Estamos desenvolvendo mercados e aplicações que tiram vantagem das propriedades exclusivas do combustível e posicionando-o em seu lugar de direito como o referencial para diesel de alta qualidade”.

O Diretor Executivo da Sasol, Pat Davies acrescentou: “Queremos mostrar ao mundo que o nosso novo diesel GTL queima um diesel significativamente mais limpo e excede qualquer padrão de desempenho de combustível a diesel derivado de petróleo convencional.

Agradeço entusiasticamente o nosso sócio Qatar Petroleum por nos ajudar a ampliar o que temos desenvolvido na África do Sul — criando em Qatar a maior planta de GTL e a mais avançada tecnologicamente do mundo”.

Pessoas do mundo inteiro serão encorajadas a acompanhar este desafio pessoal e tecnológico on-line num novo Web site — http://www.sasolchevron.com/gtlchallenge — detalhando o progresso da viagem com transmissões que podem ser baixadas sobre as experiências pessoas da equipe durante a viagem através da África Oriental até Doha.

Um empreendimento conjunto entre a companhia de petróleo estatal Qatar Petroleum (51%) e Sasol (49%), a ORYX GTL em Qatar é a primeira planta GTL com tecnologia Fischer-Tropsch de baixa temperatura fora da África do Sul, dedicada à produção do diesel GTL da nova geração e a primeira instalação comercial de GTL do mundo.

A planta utilizará a tecnologia Fischer-Tropsch, de propriedade da Sasol. A Sasol Chevron com sede em Londres comercializará mundialmente o diesel GTL de alta qualidade e mais seguro ambientalmente ainda este ano.

O diesel GTL se encaixa perfeitamente dentro dos controles ambientais mais rigorosos e aumentou o consumo de diesel em muitas partes do mundo.

Em mercados como os EUA, Europa, Japão e Austrália o conteúdo máximo permitido de enxofre em diesel tem mergulhado verticalmente, de 5.000 partes por milhão (ppm) de 15 anos atrás, para uma quantidade pequena de 10 ppm atualmente.

Este diesel GTL tem um conteúdo de enxofre de menos de 5 partes por milhão e foi totalmente desenvolvido na planta de Sasol em Sasolburg. Ele oferece desempenho superior para motores a diesel, ao mesmo tempo em que reduz as emissões.

A planta ORYX GTL estará se desenvolvendo durante os próximos meses para converter gás do Campo Norte no Golfo em 34.000 bpd de hidrocarbonetos líquidos (especificamente o diesel GTL).

Em conjunção com a Sasol Chevron e a Qatar Petroleum, a intenção é aumentar a capacidade da planta para mais de 100.000 bpd. Os sócios estão explorando também a construção no futuro de uma planta integrada de GTL com uma capacidade de cerca de 130.000 bpd.

Também sob consideração está a planta de Escravos GTL (EGTL) na Nigéria, que está sendo construída pela Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) e a Chevron Nigeria Limited (CNL).

A Sasol Chevron está licenciando a tecnologia da Sasol e fornecerá a tecnologia, serviços de engenharia e suporte de engenharia, necessários para encaminhar o projeto através da fase de engenharia, aquisição e construção.

O mundo possui abundantes recursos de gás natural e o diesel GTL oferece aos países produtores de gás uma maneira de comercializar seus recursos, ao mesmo tempo em que satisfaz uma crescente necessidade por combustíveis de transporte limpos.

A Sasol Chevron está promovendo o desenvolvimento de uma indústria de GTL e mercados globais para GTL através do projeto, construção e operação de plantas por todo o mundo, para a fabricação e comercialização de combustíveis e produtos alternativos.

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