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Volvo lança chassi de ônibus elétrico versátil BZR no Brasil

Nova plataforma global chega para revolucionar o transporte de passageiros com tecnologias avançadas e sustentabilidade.

A Volvo está expandindo seu portfólio de veículos elétricos no Brasil com o lançamento do BZR, uma moderna plataforma de chassis que promete versatilidade para aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias de curta distância. Produzido na fábrica de Curitiba (PR), o BZR é mais uma adição aos modelos 100% elétricos da marca.

A Volvo está trazendo para o Brasil, durante a LatBus 2024, o BZR, uma nova plataforma global de chassis elétrico que permite diversas aplicações no transporte de passageiros. “O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

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Chassi elétrico versátil
Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o BZR possui câmbio I-Shift de duas velocidades e é equipado com quatro a cinco baterias de íon-lítio de 90kWh cada. Com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel, o BZR facilita a manutenção e operação para os transportadores, oferecendo as mesmas vantagens dos ônibus Volvo convencionais.

O BZR também pode ser configurado na versão BZRLE, com entrada baixa, facilitando o acesso dos passageiros. Na versão de piso alto, todos os componentes, incluindo as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando um melhor aproveitamento do espaço para passageiros e permitindo uma carroceria totalmente envidraçada. As portas podem ser instaladas no lado direito ou esquerdo, dependendo da necessidade do operador.

Mais eficiente
Como o chassi elétrico mais leve do setor, o BZR traz a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia. Com um alcance de até 300 quilômetros, é ideal para operações urbanas e pode operar também em fretamento e rotas rodoviárias de curta distância. “É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

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Tecnologia de carregamento
O BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento, permitindo a recarga completa das baterias em até uma hora. “Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A exclusiva caixa de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens.

Novas tecnologias
O modelo também é equipado com um compressor de ar de última geração, que reduz significativamente os ruídos internos, e possui um sistema de direção eletro-hidráulico. Opcionalmente, o ônibus pode sair de fábrica equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

O BZR representa a continuidade da jornada de eletromobilidade da Volvo, com a meta de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa nos veículos até 2030 e em 100% até 2040. Este lançamento reforça o compromisso da marca em reduzir o impacto ambiental dos seus produtos em todos os mercados onde atua.

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