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Tanques perigosos: riscos de veículos a hidrogênio em túneis

Veículos a hidrogênio apresentam maior risco em acidentes dentro de túneis, segundo estudo de engenheiros austríacos.

Engenheiros da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, revelaram que acidentes envolvendo veículos a hidrogênio podem ser especialmente perigosos em túneis, devido à alta pressão e densidade energética do hidrogênio armazenado em tanques.

Carros e caminhões movidos a hidrogênio oferecem um potencial ambiental superior ao dos veículos elétricos, mas trazem seus próprios riscos. Um estudo recente realizado por engenheiros da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, alerta que esses riscos são particularmente graves em caso de acidentes em túneis.

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Os veículos a hidrogênio, que geralmente armazenam o gás em tanques pressurizados, apresentam um potencial de dano elevado devido à alta pressão do hidrogênio. Nos automóveis, o hidrogênio é armazenado a 700 bar, enquanto nos caminhões e ônibus é a 350 bar. Um dano nesses tanques pode liberar rapidamente uma grande quantidade de energia, com o risco de incêndios a temperaturas superiores a 2.000 graus Celsius.

Apesar da robustez dos tanques, uma colisão traseira com um caminhão, por exemplo, pode ser catastrófica. “Este cenário deve ser evitado tanto quanto possível,” afirmam Martin Aggarwal e seus colegas.

Riscos de explosão e incêndio – Os engenheiros identificaram três cenários de perigo em caso de acidentes graves em túneis:

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  1. Ação do dispositivo de alívio de pressão térmica: Se um incêndio aumenta a pressão do tanque, o dispositivo libera o hidrogênio em um jato controlado. Se o hidrogênio inflamar, a chama direcionada ao solo continua perigosa devido à sua combustão sem cor ou odor.
  2. Falha na válvula de alívio de pressão: A falha pode causar a explosão do tanque, criando uma onda de choque com risco de morte até 30 metros do acidente e lesões graves até 300 metros.
  3. Liberação de hidrogênio sem ignição: O hidrogênio pode formar uma nuvem sob o teto do túnel, explodindo ao encontrar uma fonte de ignição, como lâmpadas quentes, causando uma onda de choque menos intensa que a explosão do tanque.

Medidas preventivas – Para minimizar os riscos, os pesquisadores recomendam várias medidas:

  • Limites de velocidade mais rígidos em túneis.
  • Controle preciso de distância entre veículos.
  • Limites de velocidade dinâmicos em casos de engarrafamentos à frente.

Além disso, muitos estados-membros da União Europeia já implementaram túneis de tubo duplo, reduzindo consideravelmente os riscos ao evitar o tráfego bidirecional.

O professor Daniel Fruhwirt conclui: “Embora os cenários de perigo envolvendo veículos a hidrogênio sejam relativamente improváveis, apresentam grande potencial de danos. Os tanques modernos são extremamente seguros, mas é crucial adotar medidas adicionais de segurança.”

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