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Conheça o combustível sintético que será usado em corridas de alto desempenho

A matéria prima do combustível é produzida na planta piloto Haru Oni no Chile. Os carros 911 GT3 Cup não requerem modificações técnicas para utilização do combustível.

O Porsche Mobil 1 Supercup, série monomarca do fabricante de carros esportivos, passará a utilizar exclusivamente combustível totalmente sintético em 2024. Essa mudança representa um avanço significativo em direção à neutralidade de carbono para os veículos 911 GT3 Cup que competem na série.

A Porsche Mobil 1 Supercup, série monomarca do fabricante de carros esportivos, está adotando uma abordagem inovadora em relação ao combustível utilizado em suas corridas. Pela primeira vez em sua história, a série correrá exclusivamente com combustível totalmente sintético, marcando um passo importante em direção à neutralidade de carbono.

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O combustível sintético utilizado na Porsche Mobil 1 Supercup em 2024 é proveniente da planta piloto Haru Oni, localizada no Chile.

Produzido a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono do ar, esse combustível é desenvolvido especificamente para atender às demandas rigorosas das corridas de alto desempenho. Além disso, o processo de produção utiliza energia eólica, tornando-o ainda mais sustentável.

O uso de combustível totalmente sintético permite que os veículos 911 GT3 Cup, com cerca de 510 cv, possam competir potencialmente neutros em CO₂.

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Isso representa um avanço significativo em direção aos objetivos de descarbonização do automobilismo. Os carros de corrida da Porsche Mobil 1 Supercup serão equipados com uma versão de software adaptada para garantir a compatibilidade com o novo combustível.

A temporada da Porsche Mobil 1 Supercup consistirá em oito corridas europeias de Fórmula 1, começando com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna em Imola, em 19 de maio, e concluindo em Monza, Itália, em 1º de setembro. Durante toda a temporada, cerca de 50.000 litros de combustível serão necessários para até 32 veículos Cup.

Michael Steiner, Membro do Conselho para Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, destaca a importância do projeto para a descarbonização do automobilismo. “O Supercup também é um marco para nós quando se trata de eFuels. O automobilismo sempre foi um motor de inovação – agora também em termos de combustível”, afirma Steiner.

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Os combustíveis sintéticos, conhecidos como eFuels, são produzidos a partir de fontes renováveis e não dependem de recursos fósseis. Eles podem complementar a eletromobilidade, especialmente para veículos já em circulação hoje. A Porsche já investiu mais de US$ 100 milhões no desenvolvimento e produção de eFuels.

A série também continua a utilizar biocombustíveis avançados em outros campeonatos, como o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e o Campeonato Norte-Americano de Carros Esportivos IMSA WeatherTech. Esses biocombustíveis são baseados em etanol e são produzidos a partir de resíduos orgânicos da viticultura, contribuindo para a sustentabilidade do automobilismo em todo o mundo.

Desenvolvimento – Os combustíveis sintéticos (eFuels) são gerados a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono do ar, graças ao uso de energia renovável. Isso cria inicialmente o eMetanol, que, levado um passo adiante, é então convertido em gasolina bruta sintética. O projeto Haru Oni, localizado na Patagônia, obtém a energia para esse processo a partir da energia eólica. Neste local, o vento é abundante e barato. O dióxido de carbono atualmente vem de uma fonte biogênica.

No futuro, será extraído diretamente da atmosfera de maneira ambientalmente amigável usando um processo inovador de captura direta de ar (DAC). A Porsche está trabalhando em um sistema piloto de DAC com o Grupo Volkswagen, HIF Global (seu parceiro na produção de eFuels) e MAN Energy Solutions. O objetivo é mostrar que o processo pode ser implementado industrialmente.

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