sábado, 5 outubro , 2024
28 C
Recife

T-Cross completa 1 ano de sucesso no Brasil e define novos padrões no segmento de SUV

O T-Cross está fazendo história no Brasil. O primeiro SUV produzido pela Volkswagen no País chegou ao mercado há 1 ano, com a missão de elevar o patamar de tecnologia e conectividade no segmento de SUVs compactos.
E o T-Cross foi além: inaugurou também uma nova experiência de venda para o consumidor, totalmente digital e conectada às novas demandas do mercado.
O sucesso de vendas do modelo ratifica o acerto na estratégia da Nova Volkswagen -desenvolver produtos com o perfil do brasileiro e estar cada vez mais próximo dos clientes da marca.
Não é á toa que o T-Cross foi o SUV mais premiado do País nos últimos 12 meses.
Neste período, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produziu mais de 80 mil unidades do T-Cross, sendo cerca de 50 mil unidades destinadas ao mercado brasileiro.
São números excelentes, capazes de posicionar o T-Cross por vários meses como o SUV compacto mais vendido do País. O modelo também obteve excelente aceitação nos países da América Latina, somando quase 23 mil unidades na região.
A Volkswagen investiu R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e produção do T-Cross, sendo R$ 600 milhões utilizados para o desenvolvimento, testes e validação do produto e R$ 1,4 bilhão para ampliação e modernização da fábrica em São José dos Pinhais (PR).
A planta adota as inovações da Indústria 4.0, com diversos benefícios, como redução no tempo de ajuste das ferramentas, dimensionamento enxuto, redução de custos, fluxo logístico otimizado e novas tecnologias nos processos.
O T-Cross é feito na Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.
1º carro conectado da América Latina – Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança. Esse avanço permite ao T-Cross oferecer benefícios de categorias superiores para o segmento de SUVs compactos.
Um exemplo é o VW Connect, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo. O T-Cross também inovou com o “Manual Cognitivo”, que utiliza o sistema IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Tudo isso fez do T-Cross o primeiro carro conectado da América Latina.
Experiência totalmente digital – O Brasil foi o primeiro mercado a implementar a Concessionária Digital Volkswagen, um conceito totalmente inovador de venda de automóveis. Equipadas com ferramentas digitais – como tela touch e óculos de realidade virtual -, elas proporcionam uma nova experiência do cliente com a Marca.
Em linha com a Nova VW, o projeto é voltado a um novo perfil de consumidor, que busca tecnologia, sofisticação, design e conectividade. Com os óculos de realidade virtual, os clientes podem ‘entrar’ nos veículos do portfólio VW.
Por meio de totens, os clientes pesquisam detalhes e diferenciais dos veículos, condições de compra e financiamento. Uma experiência totalmente nova e digital.
O cliente pede, a VW atende – No T-Cross 2020/2020, a estrutura de oferta das versões 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI ficou mais exuta e atratente. A maior parte dos itens passou a ser de série, e não mais opcionais.
Essa redução de configurações e otimização de processos é uma meta da Volkswagen, para entregar versões cada vez mais completas para os clientes, sem abrir mão de itens de tecnologia, segurança, conforto e eficiência energética.
O T-Cross Comfortline 200 TSI, por exemplo, passou a ser equipado de série com algumas exclusividades do segmento, como o painel digital (Active Info Display) de 10,25”. Com isso, o T-Cross oferece uma relação custo-benefício ainda melhor.
Design marcante – O design do T-Cross também merece atenção. Faróis com luz de condução diurna e lanternas traseiras, todos em LED, junto aos acentuados vincos da lataria e opcional teto solar panorâmico, trazem à tona o ar de arrojado, potente e moderno dos novos Volkswagen.
Além da marcante cor exclusiva, o Bronze Namíbia, o modelo também está disponível em mais 7 cores, além das possíveis combinações em dual color, com o teto em uma cor e o restante do carro em outra, o que acrescenta em sofisticação.
Segurança e conforto – O T-Cross, que é 5 estrelas – nota máxima – no Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos automóveis, também conta com uma série de diferenciais que, além de garantir a segurança dos passageiros, trazem extremo conforto e dirigibilidade para o cliente.
Alguns destes itens exclusivos são o XDS+ (Sistema de bloqueio eletrônico do diferencial), que permite uma melhor distribuição da tração nas quatro rodas, o que previne, por exemplo, acidentes em curva; o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; opcionais de modo de condução; e o aclamado Park Assist 3.0, que auxilia em manobras de estacionamento.
Desempenho e baixo consumo – Em termos de motorização, o T-Cross está disponível nas versões 200 TSI Total Flex, manual ou automático, que alcança a potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol, ou, com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação; ou 250 TSI Total Flex, que gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm.
O torque máximo do 200 TSI é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm, enquanto do 250 TSI, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – o maior torque da categoria.
SUV mais premiado – O T-Cross acaba de ser eleito a “Compra do Ano 2020”, na categoria SUV compacto, pela Motorshow. No ano passado, o T-Cross também foi eleito o melhor SUV do mercado pelo portal UOL Carros, Car Magazine, L’Auto Preferita e Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros).
Além disso, em 2019, o T-Cross superou todos os rivais no maior comparativo da história da Quatro Rodas.
A revista também elegeu o T-Cross Sense como a melhor opção no segmento PcD entre todos os modelos disponíveis no mercado.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão