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Henkel contribui para redução de um milhão de litros de água por ano em fábrica da Mercedes-Benz do Brasil

A fim de garantir processos mais eficientes e sustentáveis, no final de 2015, a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG) adotou a solução para tratamento de superfície de carroceria Prepalene-X, da Henkel.

Com a substituição do produto tradicional, a montadora conseguiu economizar aproximadamente 1 milhão de litros de água por ano, além de reduzir o volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes e gerar uma economia de 20.000 kw por ano.

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Esses resultados foram alcançados graças à inovação do condicionador líquido Prepalene-X, presente no processo de fosfatização da carroceria do caminhão, que prepara a superfície metálica para receber a pintura.

Nesse processo, o chassi de aço passa por banhos em soluções químicas (desengraxante, condicionador e fosfato) e respectivos enxagues em grandes tanques.

A nova tecnologia Henkel permitiu um avanço na qualidade do banho de condicionador, que passou a demandar apenas 1/5 da energia necessária anteriormente.

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Isso porque deixou de ser necessário que a substância ficasse em constante circulação.

Além disso, o Prepalene-X possibilitou que a solução diluída para o banho condicionante dure até oito vezes mais quando comparado a um condicionador tradicional, o que gerou redução do descarte de água e químicos.

“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha em parceria constante com os seus fornecedores para adoção das melhores soluções para os seus processos produtivos. Priorizamos soluções, como a da Henkel, que tragam qualidade superior para os nossos veículos, como também contribuições significativas para um melhor processo produtivo e de menor impacto possível para o meio ambiente”, declara Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.

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“Estamos orgulhosos em sermos parceiros da Mercedes-Benz em um projeto pioneiro que resulta em processos mais sustentáveis, eficientes e que no fim do dia, colaboram para aumentar a competitividade da companhia e um impacto menor para o meio ambiente”, explica José Carlos Baltazar, gerente técnico da Henkel.

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