domingo, 22 setembro , 2024
28 C
Recife

Conceito Chrysler Portal aposta na nova geração de veículo para família

Quando chegou a hora de pensar sobre o futuro do transporte familiar, a Fiat Chrysler Automobiles – FCA convocou as pessoas que irão ter e conviver com esse veículo – os millennials que trabalham nos setores de Design e Engenharia da empresa – para colaborar com ideias.

Municiada de dados sobre os valores e os desejos da geração millennial, a equipe criou uma interpretação inovadora da quinta geração do transporte familiar – o conceito Chrysler Portal, criado por millennials para millennials.

- Publicidade -

Nascidos entre 1982 e 2001, os millennials são naturalmente ligados à tecnologia e com muita consciência ambiental e de custo. Para equilibrar essas necessidades e ser parte integrante da vida deles, o Chrysler Portal é projetado para:

  • maximizar o espaço interior com um grau impressionante de flexibilidade entre as configurações de assentos e carga;
  • permitir aos usuários incluir e expandir suas comunidades de mídias sociais com integração wireless perfeita entre o veículo e dispositivos móveis como smartphones e tablets;
  • tirar proveito dos avanços tecnológicos na motorização elétrica e o crescimento de uma rede de recarga rápida;
  • entregar essas capacidades em uma forma poderosa e com alta tecnologia, usando a iluminação LED como elemento-chave de design, e não como um mero toque.

“O conceito Chrysler Portal é apoiado por pesquisas significativas sobre os millennials. Eles definiram claramente o objetivo de ter um veículo que cresça com eles enquanto experimentam mudanças da vida”, diz Tim Kuniskis, chefe das marcas Dodge, SRT, Chrysler e Fiat para a América do Norte. “A FCA é líder em transporte familiar, por isso era essencial que explorássemos completamente a ideia do que um veículo poderia parecer para esta geração emergente”.

Millennials aos milhões – Há mais de 20 anos a FCA US vem estudando a geração millennial, também chamada de Y, que vem crescendo rapidamente no universo demográfico.

- Publicidade -

Nos Estados Unidos, nos próximos dez anos, a maioria estará em um ponto em sua vida onde eles começarão ou terão começado uma família; 75% de todas as crianças terão um pai millennial e haverá 4 milhões de crianças a mais do que hoje.

Os quatro modos de transporte familiar foram definidos até agora como peruas, minivans, SUVs e crossovers. Os millennials vão buscar a sua própria versão de um veículo familiar.

Com base na pesquisa interna, eles vão querer um veículo que é reflexo de sua personalidade, oferece valor e flexibilidade, integra tecnologia avançada e é socialmente responsável.

- Publicidade -

Os millennials estão procurando produtos práticos e funcionais que fornecem a capacidade e um sentido do estilo pessoal. Eles também precisam de acessibilidade e procuram ter veículos por um longo prazo.

Como resultado, eles querem um veículo que pode ser atualizado na medida em que suas vidas mudam, e eles esperam integração perfeita de tecnologia dentro e fora do veículo, incluindo para casa e outros dispositivos.

O Chrysler Portal explora a possibilidade do que um veículo de transporte da família poderia ser para a geração millennial enquanto seus estilos de vida mudam.

A flexibilidade, adaptabilidade e os recursos de tecnologia também o tornam ideal para negócios e aplicações comerciais, tais como transporte de passageiros, compartilhamento de automóveis e serviços de entrega.

Projetado do interior, o Chrysler Portal cria o ‘terceiro espaço’ – Projetado de dentro para fora, o interior do conceito Chrysler Portal oferece ao motorista e passageiros um “terceiro espaço” – uma atmosfera aberta e serena que proporciona um ambiente alternativo entre trabalho e casa.

De desenho afilado, os bancos são individuais para todos os ocupantes e se dobram e deslizam para a frente e para trás em um sistema de trilhos para máxima flexibilidade – por toda a extensão do veículo, permitindo até a sua remoção.

A tecnologia de propulsão por bateria elétrica contribui para a amplitude da cabine com um compartimento minimizado do motor e um piso baixo e plano sobre a bateria, ideal para transportar pessoas e equipamentos voltados a um estilo de vida ativo.

A tecnologia está por toda parte com um painel de instrumentos de montagem simples e funções de uso altamente intuitivo. As telas podem ser posicionadas em todo o interior para o envolvimento total dos passageiros. Até oito estações de ancoragem, localizadas no painel de instrumentos e assentos, podem ser usadas para carregar e abrigar telefones celulares e tablets.

Design exterior baseado nas portas – O conceito Chrysler Portal tem uma nova perspectiva com design limpo, mas amplificado por linhas refinadas e postura forte.

Apresentando o formato monovolume que envolve e “encolhe” a motorização de veículo elétrico a bateria (VEB), as linhas externas do Portal estão ancoradas pelas aberturas laterais iluminadas em forma de portal, com portas articuladas dianteiras e traseiras para fácil acesso de pessoas e carga.

A iluminação no conceito Chrysler Portal é uma experiência interativa, bem como uma ferramenta de comunicação. O veículo é equipado com luzes coloridas de LEDs na frente, portas laterais e traseira.

Não só a luz pode ter cores diferentes, como ela pode ter efeitos e até ser animada, indicando, por exemplo, se o veículo está estacionado, travado ou em modo autônomo. O teto de policarbonato transparente expande visualmente o espaço interior do veículo e admite luz natural para todos os ocupantes.

Preparado para futuros desenvolvimentos – De propulsão inteiramente elétrica, o conceito Chrysler Portal é movido por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras.

Uma bateria de íon de lítio, com capacidade em torno de 100 kWh, é integrada ao assoalho do veículo, aumentando a rigidez estrutural e proporcionando baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade e o conforto. Com carga total, a autonomia estimada do Chrysler Portal é superior a 400 km.

Em menos de 20 minutos, um sistema de recarga rápida por corrente contínua de 350 kW permite que a bateria fique com energia suficiente para percorrer 240 km. O símbolo alado da Chrysler na dianteira serve também como luz indicadora de carga.

O Chrysler Portal é capaz de rodar em modo semi-autônomo no nível 3 da SAE, no qual o motorista tem a opção de passar o controle para o veículo em determinadas situações de estrada.

O veículo é equipado com uma variedade de tecnologias de sensores (LIDAR/radar/sonar/visão) que monitoram constantemente as condições fora e dentro do veículo. O Portal é concebido para ser atualizado até níveis mais altos de autonomia à medida que a tecnologia progredir.

A experiência de uso adaptável antecipa necessidades – Há mais de 20 tecnologias disponíveis projetadas para acoplar, informar e conectar o motorista e os passageiros.

O conceito Chrysler Portal oferece uma experiência de uso adaptável e atualizável que antecipa as necessidades das pessoas e pode evoluir com mudanças de estilo de vida e avanços tecnológicos.

Os sistemas de informação e entretenimento, sensores e software foram projetados para fornecer uma experiência de usuário perfeita, incluindo esses recursos-chave:

Reconhecimento facial ou por biometria de voz, capazes de personalizar configurações individuais ou familiares, de modo a proporcionar uma experiência única com base em recursos preferenciais, como iluminação externa e interna, música favorita, configurações de áudio aprimoradas e destinos preferidos.

Comunicação veículo-para-X (V2X), permitindo que o veículo e a infraestrutura “conversem” uns com os outros, como aviso de colisão em cruzamento, reconhecimento de sinal de trânsito e aproximação de veículo de emergência.

Zonas pessoais de áudio, que mantêm o motorista consciente dos arredores, fornecendo alertas no caso da aproximação de veículos de emergência.

Integração total ao veículo de dispositivos pessoais, como smartphones, tablets, câmeras e smartwatches.

Compartilhamento da comunidade do veículo permite que os ocupantes compartilhem música, imagens, vídeos e muito mais.

Contribuições de parceiros fornecedores – A FCA US convidou parceiros fornecedores a compartilharem suas inovações e experiência para ajudar a lançar tecnologias que aprimoraram a experiência do usuário e os recursos de personalização do Chrysler Portal. Trabalhando em estreita colaboração com a FCA US desde o início, Adient, Magneti Marelli, Panasonic Automotive e Samsung Electronics trouxeram novas ideias que fortaleceram o apelo do Portal para os millennials.

Suas contribuições incluem:
Adient – Bancos e seus sistema de montagem
Magneti Marelli – Iluminação direta e sistemas de iluminação surround por LEDs
Panasonic Automotive – Plataforma de informação/entretenimento Cognitiva Panasonic, conectividade sem fio e sistemas de áudio
Samsung Electronics – câmeras Gear 360 e telas de matriz de diodo orgânico emissor de luz.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão