domingo, 22 setembro , 2024
28 C
Recife

Contran adia novamente exigência de exame toxicológico

O Conselho Nacional do Trânsito (Contran), em resolução publicada nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial da União, adiou mais uma vez a exigência do exame toxicológico de larga janela para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

Assim, a exigência só valerá a partir de 1º de janeiro de 2016 e não mais em 2015. Esta é a segunda prorrogação do novo procedimento, que está previsto na Lei 13.103 de março deste ano, que ficou conhecida como Lei dos Caminhoneiros.

- Publicidade -

A primeira data prevista era 30 de abril, depois adiada para 3 de junho. Os Departamentos Estaduais de Trânsito aguardavam posicionamento e foram favoráveis à decisão. “Os Detrans precisavam da regulamentação porque devem cumprir a Lei.

Com o novo prazo esperamos ter respostas para dúvidas importantes e espaço para debater as decisões e normativas junto ao Denatran”, explica o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad.

Em nota, o Ministério das Cidades explicou que o Contran tem competência legal para estabelecer adequações necessárias ao cronograma de realização dos exames.

- Publicidade -

No último dia 30 de abril, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da Portaria n° 50, suspendeu o credenciamento de prestadoras de serviços laboratoriais para realização do exame toxicológico, inclusive para os laboratórios que já haviam sido aprovados.

A medida, segundo o órgão, foi tomada para ser possível realizar análise mais minuciosa dos procedimentos e fazer a verificação dos textos para adequação ao que foi publicado na Lei dos Caminhoneiros.

O Departamento adiantou ainda que nos próximos meses, realizará estudos em conjunto com o Ministério da Saúde para definir os requisitos a serem exigidos dos laboratórios.

- Publicidade -

REUNIÃO: Nesta quinta-feira (21) o presidente da AND participa da reunião da Câmara Temática de Saúde do Denatran, que acontece em São Paulo, e deve discutir o exame toxicológico com a participação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão