quinta-feira, 19 setembro , 2024
28 C
Recife

Dicas: as diferenças entre os combustíveis

Com o aumento dos preços dos combustíveis no Brasil, é fundamental saber como cada um dos tipos existentes hoje funciona. Dessa forma, não só motoristas em geral, mas empresas e frotistas conseguem economizar e manter seus carros em ordem.

Aliado a isso, a utilização de tecnologia eficaz, como telemetria, traz benefícios para toda a cadeia logística . “A frota bem gerida traz uma redução de custo expressiva nas operações, tanto em consumo de combustível, como em manutenção e disponibilidade da frota”, explica Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics (www.mixtelematics.com.br), uma das líderes mundiais em soluções para gestão de frotas.

- Publicidade -

Para orientar melhor o motorista, a Mix Telematics conversou com especialistas da Raízen (joint venture da Shell e da COSAN), que deram diversas recomendações.

  • Se planejar deixar o veículo inativo por um período, procure deixá-lo com etanol ou com gasolina aditivada. O aditivo garante uma degradação mais lenta do combustível;
  • No caso do tanque auxiliar para partida a frio, utilize sempre gasolina aditivada e peça para o frentista substituí-la a cada três meses; pela eficiência dos veículos na partida, esta gasolina fica muito tempo parada, além de passar por um regime de calor elevado, por estar no compartimento do motor e se degradar mais rapidamente;
  • Os aditivos não reduzem diretamente o consumo do veículo; eles ajudam a limpar o motor tornando-o mais eficiente em comparação ao motor sujo. De acordo com os especialistas, nos testes a diferença chega a 5% no consumo de um motor sujo com relação a um motor limpo;
  • Existem dois tipos de conceito de combustível aditivado: o tipo Keep Clean, que procura manter o motor limpo, mas não busca retirar os depósitos de sujeira que já lá se encontravam, e o tipo Clean Up, cujo objetivo não é só manter, mas limpar o motor;
  • A gasolina suja mais o motor do que o álcool e o regime de uso de cidade também provoca maior acúmulo de sujeira do que o de estrada;
  • Isto não quer dizer que quem usa álcool na estrada não terá benefício por usar combustível aditivado, mas sim que quem usa gasolina na cidade irá notar maior diferença;
  • Como o combustível aditivado é mais caro, sugerimos uma regra simples para o consumidor tomar a decisão. Se a diferença for inferior a 5% opte pelo combustível aditivado;
  • Especialmente se usar o veículo com gasolina na cidade, mesmo que a diferença seja maior do que 5%, periodicamente use pelo menos dois tanques de combustível aditivado. Isto irá não só reduzir o consumo do veículo quanto aumentar a vida útil do motor.
  • Atualmente 5% do diesel é, na verdade, biodiesel, e o diesel que está no mercado é o S500 com um limite de 500 ppm de enxofre e o S10 com apenas 10 ppm de enxofre. Apesar de ter cinco vezes menos enxofre do que a gasolina, ele ainda larga partículas no ar poluentes;
  • O diesel, quando armazenado, perde as suas características rapidamente absorvendo umidade. Tradicionalmente, se separava a umidade do diesel, mas o problema é que o biodiesel a absorve, tornando impossível separar esta parte;
  • Além disso, é importante não armazenar óleo por mais do que 30 dias.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão