sábado, 5 outubro , 2024
28 C
Recife

Manutenção dos filtros é fundamental para o bom funcionamento dos motores diesel

O sistema de filtros é de fundamental importância para o bom funcionamento e durabilidade dos motores diesel.

Quando em bom estado de conservação, os filtros ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes.

- Publicidade -

Dessa forma, realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros, evita danos ao motor e garante a segurança.

Filtro de combustível diesel – Os filtros de combustível têm a função de reter as impurezas sólidas que o combustível possa conter, evitando que estas cheguem à bomba injetora.

Dessa forma, proporcionam o funcionamento perfeito da bomba e dos bicos injetores. O papel filtrante pode ter eficiência de filtragem de até 99,9%, retendo estas partículas.

- Publicidade -

A água é um contaminante para o diesel e, aliada ao enxofre (elemento com característica lubrificante encontrado no diesel), pode provocar maior freqüência de manutenção, pela oxidação e corrosão, principalmente na bomba, nos bicos injetores, pistões e cilindros.

Além disso, ainda pode ocorrer alteração da pressão do sistema e perda de potência. Dessa forma, é fundamental eliminar a água do sistema.

A drenagem dos filtros principais – que ficam localizados antes da bomba alimentadora – é uma tarefa simples que pode ser feita pelo próprio motorista.

- Publicidade -

A Bosch ressalta ainda que há outras formas de evitar água no sistema, como abastecer em postos de confiança e, sempre que possível, pernoitar com o tanque cheio, o que evita a condensação de água dentro do tanque.

A troca deste tipo de filtro deve ser feita sempre seguindo as recomendações do manual do veículo, lembrando que, no uso rodoviário, é preciso levar em conta os quilômetros rodados.

Já nos usos agrícola e estacionário, consideram-se as horas trabalhadas e o consumo do diesel.

Filtro de ar – O filtro de ar tem a função de reter as partículas sólidas, como poeira, contidas no ar aspirado pelo motor. O filtro em boas condições evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor e o aumento do consumo de combustível.

A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo. O período de troca pode sofrer alterações conforme o ambiente no qual o carro é utilizado.

Em estradas de terra ou centros urbanos com alto índice de partículas sólidas no ar, por exemplo, deve-se fazer a manutenção antes do prazo sugerido pela montadora.

Filtro de óleo – Por estar em contato direto com partículas metálicas que se desprendem devido à fricção das peças, do óleo carbonizado e das partículas de fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo deve ser substituído conforme intervalo indicado no manual do fabricante.

A utilização do filtro de óleo por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como o desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível.

Novos filtros separadores e secadores da Bosch – A Bosch traz para o mercado de reposição de veículos pesados duas novidades na linha de filtros: os filtros separadores diesel e os filtros secadores do sistema de freio a ar.

Com os novos produtos, a Bosch complementa sua linha de filtros com mais de 600 produtos, atendendo a 99% da frota brasileira.

A nova linha de filtros separadores diesel foi desenvolvida e produzida com componentes e matérias-primas da mais alta qualidade.

Os filtros contam com um papel especial, fabricado com a tecnologia Aquabloc, que garante a eliminação de matérias sólidas e líquidas (substâncias que contaminam o combustível diesel), colaborando para o correto funcionamento da bomba e dos bicos injetores.

Os filtros Bosch ainda contam com copos transparentes fabricados com polímeros de alta resistência, que possibilitam a rápida visualização da água acumulada na separação, permitindo sua correta eliminação sem perda de combustível.

Instalados na linha de ar do freio de caminhões e ônibus, os filtros secadores do sistema de freios a ar, recém-lançados pela Bosch, retiram a umidade do ar que passa pela linha, além de partículas de sujeira e óleo existentes no interior dos reservatórios e dos sistemas condutores do ar comprimido.

Dessa maneira, evitam o acúmulo de água no reservatório de ar, proporcionando maior segurança nas frenagens.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão