sábado, 21 setembro , 2024
28 C
Recife

SIMCA – A história desde as origens

Visando a preservação da memória da Indústria Automobilística Brasileira, a Editora Alaúde lança a coleção “História Sobre Rodas”.

Cada livro contará a história de uma única fábrica de automóvel, dentre as que se estabeleceram no Brasil, para que o assunto seja abordado de modo mais aprofundado e com maior riqueza de informações.

- Publicidade -

Resultado de 2 anos de pesquisa, o primeiro título da coleção será o “Simca – A história desde as origens”.

O livro começa contando a história da fábrica em seu país de origem – a França, convidando o leitor a acompanhar a evolução da marca desde sua fundação, nos anos 30, até a finalização de suas atividades, nos anos 80, tendo no meio do percurso a sua vinda para o Brasil, no final dos anos 50.

A história da fábrica no Brasil, entre 1959 e 1967, é ilustrada com fotos históricas da linha de montagem e do lançamento dos principais modelos como Chambord, Jangada etc.

- Publicidade -

Entre outras interessantes informações, o livro também conta a trajetória da marca nas pistas com destaque para as principais corridas no Brasil afora, assim como os principais resultados, incluindo a história da lendária equipe Simca, que teve como chefe o saudoso Chico Landi.

Concebido num projeto gráfico e design de muito bom gosto, proporciona ao leitor uma viagem no tempo e no heróico universo dos pioneiros da indústria automobilística brasileira.

Os autores – Rogério de Simoni nasceu em São Paulo e sempre foi apaixonado por carros, principalmente os antigos.

- Publicidade -

Quando tinha 7 anos, ganhou do pai uma coleção de fascículos semanais chamada “Enciclopédia do Automóvel” que guarda até hoje.

Desde então, procura adquirir e guardar tudo relacionado a automóveis.

Na adolescência, começou a visitar as raras exposições de carros de época, até que em 1984 teve a idéia de criar, junto com 3 colegas, uma revista especializada no assunto – a “Automóveis Históricos” – uma das pioneiras no Brasil.

No período em que a revista foi publicada, o autor desenvolveu muitos importantes relacionamentos entre os antigomobilistas.

Nesta época, o carro nacional ainda não tinha muito espaço nas coleções e nem nas exposições, o que motivou Rogério a decidir que escreveria um livro contando a história das fábricas brasileiras.

Em 2002, o carro brasileiro já ganhava destaque especial entre os amantes, inclusive nas revistas especializadas.

Foi então que Rogério percebeu que era o momento de trabalhar com mais determinação no projeto.

A fim de somar forças, convidou o experiente Paulo Sandler para dividir a autoria do livro que neste momento torna-se realidade.

Paulo Cesar Sandler é paulista e também apaixonado por automóveis. T

udo começou com o fato de seu pai ter sido proprietário de um dos primeiros Fuscas importados para o Brasil, em 1953. Depois, numa série que só se interrompeu em 1979, teve mais 12 deles.

Ente 1963 e 69, manteve uma coluna semanal – a “Folhinha automobilística” – na Folhinha de São Paulo, o então suplemento infanto-juvenil da Folha da Manhã, mas depois decidiu se dedicar integralmente à Medicina, profissão de sua escolha.

Em 1983, voltou a colaborar com publicações nacionais que iniciavam um movimento na área dos automóveis clássicos, como a Autos Antigos, Antigomobilismo Magazine, Oficina Mecânica e Collector’s, além das internacionais, como VW+Audi Car, Collectible Automobile – beneficiando-se de seu extenso arquivo pessoal.

Tornou-se o primeiro (e até agora o único) membro brasileiro da SAH, Society of Auto Historians, em 1986.

Matérias relacionadas

Volvo na LAT.BUS

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Ofertas Peugeot 208

Avaliação MecOn

FIAT na mão